Relatos das atividades realizadas na aula – Produção textual: Criador de textos malucos
Os alunos conheceram o Construtor de Páginas apresentado através do projetor multimídia, cada aluno estava diante de um computador já conectado ao Portal Aprende Brasil. Todos os alunos possuem cadastro neste ambiente virtual de aprendizagem. Realizaram a 1ª Etapa proposta com estímulo e compreenderam bem o objetivo da página.
As professoras esclareceram bem todos os passos da atividade para que fizessem sua página pessoal e percebessem que esta seria divulgada para todos os colegas da sala.
Após a realização desta primeira etapa, pedimos para que publicassem em sua página alguns links do próprio Portal Aprende Brasil para divulgar aos seus colegas. Além disso, no decorrer da construção da página os alunos acrescentaram informações pessoais e disponibilizaram fotos e imagens da escola.
Na 2ª Etapa foi apresentada a página do Criador de textos malucos, neste momento o foco estava na produção textual, para a atividade os alunos escolheram adjetivos, substantivos, números e verbos para criar histórias malucas e engraçadas que seriam publicadas, mais tarde, em suas páginas pessoais. Foi uma etapa bastante produtiva, tiraram dúvidas com as professoras em relação atividade, estavam curiosos para ver o resultado final da produção do “texto maluco”.
Na 3ª Etapa, publicaram os textos nas páginas pessoais e trocaram endereços para visitar as páginas dos colegas e ler os textos publicados. Momento de curiosidade, em que a turma ficou totalmente envolvida no processo.
O Portal Aprende Brasil e os materiais utilizados no Laboratório funcionaram a contento, as atividades foram realizadas de forma organizada e os objetivos foram alcançados pela maior parte da turma: reescrever um texto utilizando os recursos pré-estabelecidos na atividade proposta pelo “Criador de textos malucos”: saber reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos lingüísticos presentes no texto; criar uma página pessoal para publicar os textos produzidos utilizando o construtor de páginas do Portal Aprende Brasil.
Foi possível perceber que este recurso – construtor de páginas – pode ser desenvolvido para outras atividades e disciplinas, é possível desenvolver diversos temas e atividades neste ambiente virtual de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário