segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividade 3.10

Planejamento: Atividade com mídias digitais a ser desenvolvida na escola
EE Arlinda Pessoa Morbeck
Professoras: Clésia Dalira e Michele
Ano: Eja – 3ª Fase
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula;
Discutir sobre a Ditadura e suas conseqüências para a sociedade brasileira;
Entender como a música firmou-se como uma forma de protesto para extravasar a liberdade de expressão amordaçada;
Comparar as criações musicais da época com as músicas de protestos contemporâneas de interesse dos alunos.
Duração das atividades
5 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Identificar o conhecimento deles sobre essa fase da história e relacionar com as músicas que eles ouvem atualmente.
Estratégias e recursos da aula
A história precisa ser trabalhada como algo dinâmico, vivo, dessa forma a capacidade de relações entre passado e futuro fica evidente para os alunos. Essa seqüência de atividade visa unir a linguagem do vídeo à linguagem musical para levar os alunos a entenderem a essência da ditadura e o que isso significou para a sociedade brasileira.
Seqüência didática:
1. “O Regime Militar (Ditadura) foi instaurado pelo golpe de Estado de 31 de março de 1964. Estende-se até o final do processo de abertura política, em 1985. É marcado por autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição policial e militar, prisão e tortura dos opositores e pela censura prévia aos meios de comunicação.”
Utilize essa atividade para identificar o conhecimento que os alunos já têm sobre o tema e o que precisa ser lapidado.

2. Disponibilize para os alunos o recurso de vídeo que mostra um panorama da ditadura nas palavras de Boris Fausto, um historiador, que com palavras simples e contundentes nos leva para outra época da história brasileira.
Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=lo6R7bFNYWg

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=iq3s2Qb5c8&feature=PlayList&p=0B54626DB9FFC31F&playnext=1&playnext_from=PL&index=24

Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=XqlBRyHpnVM&feature=PlayList&p=0B54626DB9FFC31F&playnext=1&playnext_from=PL&index=25

3. Peça para os alunos pesquisarem o que foi o AI- 5 veja no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_n%C2%BA_5
.
4. Responder a questão: Qual foi o papel que muitos estudantes desempenharam na ditadura?

5. Proponha um desafio: o aluno deverá colocar-se como um estudante da época da ditadura e registrar esse momento em uma página de um diário. Para fomentar a criatividade, leia um trecho do livro de Anne Frank. Indique sites para que eles possam ler sobre o assunto e tornar a atividade o mais verossímil possível.

6. Faça sessões de cinema:
Sugestões:
“O ano em que seus pais saíram de férias”; “O que é isso companheiro?”; “Ação entre amigos”, Beto Brant, 1998; “Sem perder a Ternura”, Vladimir Carvalho, 2000; “Bom Burguês”, Oswaldo Caldeira, 1979; “Bye, Bye Brasil, Cacá Diegues, 1979; “Cabra Marcado para Morrer”, Eduardo Coutinho, 1964/84; Eles não Usam Black-Tie, Leon Hirszman, 1981; “Hora e a Vez de Augusto Matraga”, A. Roberto Santos, 1965; “Jungo”, Silvio Tendler, 1984; “Nunca Fomos Tão Felizes”, Murilo Salles, 1983; “Pra Frente, Brasil”, Roberto Farias, 1983; “Terra em Transe”, Glauber Rocha, 1967.
Fonte: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/ditadura/para_ver.htm

A cada sessão converse com os alunos, valide conhecimentos, opiniões, discordâncias, etc. O importante é alimentar o debate de boas idéias. É necessário também ter assistido ao filme proposto anteriormente para fazer boas intervenções para os alunos.

7. Peça para os alunos em roda lerem seus diários fictícios.

8. Traga um rádio e letras de músicas, para os alunos interpretarem o sentido das canções, ou ainda, ir ao laboratório de informática com a turma e assistir aos clips musicais no endereço previamente verificado e definido pelo professor no www.youtube.com .
Sugestões de Canções:
Cálice Chico Buarque de Holanda;
Apesar de você Chico Buarque de Holanda;
Roda viva Chico Buarque de Holanda;
O bêbado e o equilibrista Elis Regina;
Para não dizer que não falei das flores Geraldo Vandré;
Alegria, alegria Caetano Veloso;
É proibido proibir Caetano Veloso.

9. Indique que os alunos tragam músicas de protesto atuais.

10. Debata as letras das músicas trazidas pelos alunos e contextualize a contemporaneidade dos fatos.

Recursos Educacionais:
Vídeo sobre o Regime Militar; Aparelho de Som para ouvir as músicas selecionadas; TV com o DVD aclopado; Laboratório de Informática com computadores conectados para a turma.

Recursos Complementares:
http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm http://www.historiadobrasil.net/ditadura/ http://www.memoriaestudantil.org.br/main.asp?Team=%7B6CB6B3C4-B6BF-4D56-8B2E-286CD15F2893%7D http://www.mundosites.net/historiadobrasil/ditaduramilitar.htm


Avaliação
Relacione a primeira produção dos alunos em comparação com o diário fictício que cada um irá criar e identifique os avanços. Identifique a capacidade dos alunos relacionarem as músicas de protesto da época às contemporâneas.

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